paulapirescastanheira

Blogg Acadêmico de Paula Pires Castanheira de Freitas, produzido pela disciplina de Fundamentos Científicos da Comunicação do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba. Prof. André Azevedo da Fonseca

Saturday, June 17, 2006

Cultura: um conceito antropológico


Vemos que o homem é resultado do meio em que vive na sociedade. Mesmo com as diferenças genéticas e geográficas, o fator predominante do comportamento humano é a cultura, que os diferencia entre si.
Por meio dela podemos nos adaptar aos mais diversos ambientes. Ao contrário dos animais, que para se adaptarem passam por uma transformação biológica ,como as baleias que passaram a ter nadadeiras para melhor sobreviverem ao ambiente maritímo, nós conseguimos esta façanha utilizando um externo.
No decorrer da vida recebemos informações e passamos a ter experiências a partir daí podemos modificá-las para melhor absorvemô-las. Nos damos conta de que a cultura é um processo acumulativo.
De acordo com a cultura de cada um, vemos o mundo de maneira diferente. Se a sua cultura é diferente da minha, vai olhar as coisas com "outros olhos". Como já ficou bem claro aqui, isso depende das experiências que tivemos, pessoas que nos relacionamos e dos ambientes em que vivemos.

" CULTURA É O TODO COMPLEXO QUE INCLUI CONHECIMENTOS, CRENÇAS, ARTE, MORAL, LEIS, COSTUMES OU QUALQUER OUTRA CAPACIDADE OU HÁBITOS ADQUIRIDOS PELO HOMEM ENQUANTO MEMBRO DE UMA SOCIEDADE."
EDWARD TYLOR

0 Comments:

Post a Comment

<< Home