paulapirescastanheira

Blogg Acadêmico de Paula Pires Castanheira de Freitas, produzido pela disciplina de Fundamentos Científicos da Comunicação do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba. Prof. André Azevedo da Fonseca

Saturday, June 17, 2006

Cultura de massa x Indústria cultural



Aula polêmica!!!hauhauhau
* Cultura de massa: Abrange todas as camadas e é importante para o capitalismo. Ela mediatiza elementos da cultura erudita e da popular, para passá-los pra massa, ou seja, para o povão!
* Cultura popular: Fica equilibrada entre a de massa e a erudita.
* Cultura erudita: É uma cultura para poucos, digamos que seja "elitizada". É uma pequena parte da população que têm acesso a ela, pois é refinada, precisando ter conhecimentos suficientes para apreciá-la. De acordo com nosso país, como todos sabem, a desigualdade social é grande, e a renda se concentra na mão da minoria.

Um pensador: Umberto Eco, livro "Apocalípiticos e Integrados" ( Ed. Perspectiva), fala sobre a cultura de massa.

Já na indústria cultural, os pensadores acreditavam que a ARTE tem que ser imposta à gente como algo duro, para crescermos. Totalmente oposto a cultura de massa. Eles defendem que a cultura de massa tem que ser banida, pois é algo danoso a sociedade, que obtem informações sobre coisas que não tem conteúdo, que não nos passam conhecimento para nos tornarmos pessoas questionadoras e capazes de evoluir!

Um livro: " A dialética do esclarecimento"

Concluindo, acho muito precipitado escolher qual delas cabe melhor no nosso mundo, pois as pessoas são difentes, e como já vimos, a cultura das pessoas é reflexo do meio em que vive, não adianta " dar caviar a quem só tem uma refeição por dia, e às vezes nem isso."
É preciso dar um passo de cada vez, e alfabetizar as pessoas, lógico, depois delas estarem com a barriga cheia!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home