paulapirescastanheira

Blogg Acadêmico de Paula Pires Castanheira de Freitas, produzido pela disciplina de Fundamentos Científicos da Comunicação do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba. Prof. André Azevedo da Fonseca

Sunday, June 18, 2006

SEMINÁRIO continuação...


Capítulo VI item I - Meu grupo!
Este capítulo se resume basicamente das metodologias usadas pela sociologia. As terias acreditavam que o indíviduo age de acordo com o que já vivenciou ao longo da vida. Assim surgiu a etnometodologia, que se baseia no conceito intersubjetivo ( subjetivo: o que está fechado; inter: troca ), ou seja, intersubjetivo são as nossas interpretações da vida, de acordo com nossa cultura.
Pensadores que se destacaram:
* Garfinkel: O que iniciou, do qual tem a maior obra, fala que os fatos da sociedade estão longe da realidade, ve como um terceiro.
* Parsons: Acredita que a sociedade impõe a nós as normas que ela cria. Predominando a importância da mesma.
* Mead: A fusão doa dois, ele pensa que para entendermos o outro, temos que nos colocar no lugar dele.
Concluimos então que, somos resultado do que vivemos, das nossas experiências, do meio, das pessoas que convivemos e da nossa cultura.
Mesmo com toda essa relação interpessoal, nos damos conta que a tecnologia ao mesmo tempo que nos aproxima das pessoas, nos distancia, nossas relações estão cada vez mais robotizadas e técnicas. O contato fisíco, antes muito presente, hoje se tornou superfiacial e escasso.
Perdemos a noção de pele, de cheiro, de paladar, de ouvir e de enxergar as coisas.
Nossos sentidos estão deixando de comandar nosso corpo...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home