paulapirescastanheira

Blogg Acadêmico de Paula Pires Castanheira de Freitas, produzido pela disciplina de Fundamentos Científicos da Comunicação do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba. Prof. André Azevedo da Fonseca

Sunday, June 18, 2006

Cotidianos culturais e outras histórias


Esse livro foi escrito pelo nosso professor André Azevedo da Fonseca, que ao meu ver é um grande menino/ pequeno homem! A gente fez a avaliação do livro, onde tivemos que escrever sobre 5 reportagens.
Comentei sobre a Praça da Abadia, um símbolo de subúrbio/ periferia uberabense. Esta praça tem feiras todos os domingos, onde são vendidos ovos, carne, roupas, papagaio...nossa é uma loucura total! Se soubessêmos explorá-la da melhor maneira, aprenderíamos uma cultura ímpar, mas temos que estarmos abertos a conhecer todo tipo de cultura. Num domingo, fui com uma amiga lá, ela foi comprar queijo...lembro bem das pessoas simples e falantes, tudo tem muito espírito e a gente vê coisas e cores esquecidas na memória, tenho a nítida imagem de um senhor andando de bicicleta com uma galinha pendurada na traseira...como é grande o jogo de cintura das pessoas, isso sem que elas saibam.
A matéria do Sr. Nestor Ribeiro é uma relíquia também, pois mostra o outro lado da historia, revelando um homem cheio de ideais e atitudes, mas as pessoas o tachavam como louco pelo fato dele ter lutado por tudo que acreditava. O fato é que acostumamos com a corrupção, e quem faz rebeliões, são vistos como revoltados pela sociedade.
Sei que religião, política, raça e opção sexual, são assunto polêmicos que dão muito "pano pra manga", mas onde estão os direitos de cidadãos brasileiros? Na Constituição né, num papel que fica guardado e se diz obdecido...nossa é muita coisa...
A precisão das datas foi um marco e deve ter exigido muita pesquisa, é bom saber de coisas que a gente não teria conhecimento se não tivessêmos na mesma sintonia.
O passado ajuda a compreendermos o presente, e temos a possibilidade de mudar o futuro.
Analisar comportamentos é uma experiência enriquecedora e gratificante, uma arte se formos sensíveis para absorvê-los.
Penso eu que foi dessa maneira, explorando os 6 sentidos ( a intuição ) também se mostra muito importante,para que o André escrevesse sobre pessoas, lugares e culturas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home